A TUFOY - Tenda de Umbanda Filhos de Oxalá e Yemanjá - é um terreiro de Umbanda , localizado em Fazenda Rio Grande, no Paraná, que vai além da religião — é um verdadeiro espaço de resistência, acolhimento e transformação.
Mais do que um templo espiritual, atua como um centro cultural, social e educativo, comprometido com a valorização, preservação e difusão da cultura afro-brasileira. Por meio de ações concretas, projetos comunitários e celebrações tradicionais, a TUFOY acolhe, inspira e fortalece a comunidade local, promovendo dignidade, respeito e pertencimento.
A TUFOY foi fundada no dia 25 de julho de 1994, tendo como principal propósito o desenvolvimento de práticas ritualísticas, liturgias e fundamentos que seguem princípios da Tradição Omolokô.
O Terreiro realiza um trabalho sociocultural único e de referência no Estado do Paraná. Ficou amplamente conhecido na cidade de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, por realizar, anualmente em abril e desde o ano de 2011, a Carreata de Ogum, que tem mobilizado grande parte do município e já chegou a reunir mais de 700 pessoas num só evento. Inclusive, a Polícia Militar se dispõe, anualmente, a apoiar e proteger o evento.
Tornou-se uma instituição sem fins lucrativos, caracterizada como Associação, amparada pela Lei 12.288/2010 4.898/1965 e Constituição Federal, com o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) número 05.488.727/0001-83, no ano de 2002.
Desenvolve ações de caráter religioso, cultural, social e assistencial com enfoque na cultura afro-brasileira. Essas ações ocorrem desde o ano de 1994 atingindo um público médio anual de 5000 pessoas (dados levantados antes da pandemia).
A casa também se destaca pelas tradicionais festas de São Cosme e São Damião (arquétipos do primeiro ciclo da vida, as Crianças), de Dona Maria Padilha (um dos arquétipos de Pombagira) e de Senhor Zé Pelintra (um dos arquétipos da entidade de Exu).
Entre outras coisas, suas ações fomentaram atividades culturais de contação de histórias relacionadas à mitologia africana para crianças, reuniões e ensaios da escola de Samba Imperatriz da Liberdade, e trabalhos formativos com palestras e cursos voltados para a educação e saúde no âmbito social.
A TUFOY tem como missão o estudo, a prática e a disseminação dos fazeres e saberes provindos da diáspora africana no Brasil, bem como da rica e ancestral cultura afro-brasileira.
Para tanto, executa práticas de caráter assistencial, filantrópico e beneficente, além de ações sociais, educacionais, culturais e espirituais.
Tenda de Umbanda Filhos de Oxalá e Yemanjá
CNPJ: 05.488.727/0001-83
Endereço: Rua São Luiz, 525, Santa Terezinha, Fazenda Rio Grande, PR - CEP: 83.820-001
Telefone: (41) 99194-2111
E-mail: cscev@hotmail.com
Página web da Instituição: www.tufoy.com
Luiza Edson Verbaneck da Maia, Mãe Luiza de Oyá, é Yalorixá e Dirigente Espiritual da Tenda de Umbanda Filhos de Oxalá e Yemanjá, TUFOY.
Reconhecida por sua liderança firme e acolhedora, atua há anos também na Direção de uma Escola de Ensino Fundamental e na Direção da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade, onde promove ações culturais e educativas.
Diligente e incansável nas causas sociais, Mãe Luiza é pedagoga e educadora que, há mais de três décadas, dedica-se ao Sagrado, à preservação da Religião de Matriz Africana e à promoção da integração humana, sempre buscando oferecer dignidade, respeito e valorização cultural e espiritual.
A instituição é reconhecida como Utilidade Pública pelo Município de Fazenda Rio Grande por meio da Lei Nº 1434, de 05 de novembro de 2020; Utilidade Pública Estadual pelo Estado do Paraná, pela LEI 21169 - 1º DE AGOSTO DE 2022; Cadastrada como OSC, no Estado do Paraná, sob o número 5510; Inscrita no CMAS de Fazenda Rio Grande, por meio da Resolução n. 40/2023.
Publicação do capítulo "RISO, PERFORMANCE E ANCESTRALIDADE FEMININA NO TERREIRO TUFOY-TENDA DE UMBANDA FILHOS DE OXALÁ E YEMANJÁ" no livro "O Desafio da Produção contra colonial e Alternativas Antirracistas em Prol dos Direitos Humanos Fundamentais dos Povos e Comunidades Tradicionais", promovido pela CONAETE - MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, em 2022.
Disponível em: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/livro-awure-interativo-3.pdf
O Museu Virtual assegura que a voz dos nossos ancestrais continue a ser ouvida através da gravação e difusão de vídeos-depoimentos de pessoas idosas pertencentes a comunidade de terreiro.
A TUFOY realiza ações culturais e educativas, oferecendo contação de histórias sobre mitologia africana para crianças, além de palestras e cursos voltados para a educação e saúde social.
O Centro Socio Cultural Edson Verbanek (CSCEV) é o verdadeiro coração das atividades sócio culturais da TUFOY, reunindo em um só espaço iniciativas sociais, assistenciais e educacionais.